No passado feriado dia 1 faleceu a minha sogra. Era uma notícia que já esperávamos mas para a qual nunca estamos preparados.
O meu menino já tinha percebido que os nossos últimos fins de semana eram a caminho do hospital ou a tomar conta dos primos para a tia ir descansada.
Até já tinha falado com ele sobre isso, também porque este ano já perdi uma prima muito querida e na altura expliquei-lhe o que era a morte.
Achei que, na medida do possível, ele tinha percebido o que era. No dia seguinte ao da morte da avó, de manhã quando o preparava para ir para a escolinha, perguntou-me: "oh mãe a avó Bela partiu o tecto?" Percebi logo a que se referia mas perguntei porquê e ele diz: "então ela foi para o céu, partiu o tecto ou saiu pela janela?"
Conclusão, ficámos de ter esta conversa mais tarde. Fiz-me de esquecida e até agora resultou mas não sei por quanto tempo porque ele é muito curioso e quer saber todos os pormenores.
Mas como se explica a morte a uma criança de 4 anos? Será que fui eu que expliquei mal ou isto é normal para a idade?
Acho que só se vai aperceber de tudo nas pequenas coisas do dia a dia em que vai começar a sentir a falta, se calhar até nós porque parece que estamos um bocado anestesiados e ainda não caímos em nós.
Sem comentários:
Enviar um comentário